Thursday, November 8, 2007

Risky Business - Juan Herreros

Edifícios bioclimáticos, unidades de reciclagem de detritos, torres multicolores em volta dum espaço público; Juan Herreros, do gabinete espanhol Abalos & Herreros veio apresentar o seu trabalho que liga as tecnologias sustentáveis a uma linguagem arquitectural contemporânea.
Uma conferência que se centrou nos temas da energia e das mudanças ambientais, e consequentemente, da sustentabilidade da arquitectura. Passando pelo minimalismo do desenho, este claro e limpo, espaços neutros e abertos, materiais integrados em respectivos tipos de espaços, e abordando o espaço público e a relação deste com a comunidade, com o lugar, a sua história e paisagem envolvente, seja ela meramente urbana ou não. Uma análise sobre os tipos e limites de uma nova economia, as possibilidades de mudança e a involvência do negócio no campo da arquitectura.
Apesar de não ter apreciado muito um ou outro projecto, achando-os simplesmente gaiolas envidraçadas sem qualquer conforto e resguardo do exterior, outros foram para mim como um alerta, um abrir de olhos para uma realidade cada vez gritante no mundo da arquitectura, a da sustentabilidade.
Uma conferência educativa pelo tema abordado, interessante, e agradável pelas piadas arquitectónicas do conferencista.

No comments: