Por aqui cultura arquitectónica é coisa que não falta! E ainda bem! Há sempre boas exposições, filmes, conferências, é só estar atento ao que se passa, marcar na "agenda mental" e... siga!
Esta semana fui a uma óptima conferência dos nossos amigos tugas e grandes arquitectos Manuel Aires Mateus e Gonçalo Byrne, com o tema The Void.
Ai o orgulho nacional... :) Fiquei super contente ao saber que os bilhetes para a conferência estavam esgotados uns dias antes de esta acontecer, e para meu espanto havia gente de todos os lados, até de Maastricht, praticamente que não se houvia falar francês, só estrangeirada... e muitos estudantes... o que é óptimo!
Gonçalo Byrne começa portanto, num inglês fluentíssimo (bem melhor que o meu porra!), a apresentar uma série de projectos seus, entre eles o projecto para o concurso para o Santuário de Fátima (e sobre isto nem sequer comento!!), a intervenção em Alcobaça, a Torre APL, e a Province House of Leuven, este último projecto aqui na Bélgica. Segue Aires Mateus, num inglês não tão bom como o de Byrne (hehe!!) e apresenta os projectos da Recuperação em Escoural (Alentejo), uma casa na Quinta do Lago, outra em São Brás de Alportel, e uma última em Monsaraz. Ainda proporcionou uma série de gargalhadas gerais na sala... :)
No final seguiu-se a inauguração da exposição com o mesmo nome, inserida no Festival de Portugal - Portugal and the World, no âmbito da presidência de Durão Barroso do Conselho da União Europeia. Por aqui inda vão passar a Mariza, a Sara Tavares com Tito Paris, a Mafalda Arnaud, bem como uma exposição sobre Vasco da Gama e os Descobrimentos Marítimos, e mais umas coisas relacionadas com o Brasil. É como se ostuma dizer, os tugas tão em todo o lado!
Em relação à exposição, é pequena mas bem documentada, com óptimas maquetes, as dos Aires Mateus as mesmas da exposição sobre estes no CCB, e as do Byrne, absolutamente fantásticas, em exposição pela primeira vez.
Alguns dos projectos apresentados:
Alguns dos projectos apresentados:
Oscar Niemeyer
Há uns tempos fui ver um filme sobre este mestre, com a Ilaria, a Flore e o Hugo. Já o conhecia, mas ver num PC e ver num cinema é bem diferente, inda por cima quando está presente o realizador, que fala sobre a realização do filme, os encontros e as fabulosas conversas com Niemeyer, e certas peripécias. No final uma mini-conferência e debate levados a cabo por um geólogo e um urbanista ambos de Brasília.
O filme é muito bom, poético e ao mesmo tempo esclarecedor sobre o percurso da carreira de Niemeyer, bem como dele próprio enquanto pessoa e artista.
Vivamente aconselhado!
Oscar Niemeyer - Un architecte engagé dans le siècle
Réalisation : Marc-Henri Wajnberg
Por fim, uma fantástica exposição no CIVA, intitulada Eero Saarinen - Shaping the Future, que fui ver 2 vezes :)
Projectos, filmes, mobiliário (design), tudo o que se queira saber (e ver) sobre a arquitectura de Saarinen.
sim... tavam lá estas lindas preciosidades, o mobiliário exposto... grandes maquetes, filmes sobre projectos, etc etc... uma óptima exposição!
E agora oupahh... Arata Isozaki... Há que fazer um projecto baseado na arquitectura dos anos 70 deste grande senhor :)
No comments:
Post a Comment