Sunday, September 23, 2007

La Cambre Architecture


Depois de uma semana recheada de saídas nocturnas, posso dizer que foram mesmo todas as noites, e com o início das aulas, tenho agora um tempito para vir aqui... Estou a faltar a alta noite de drum'n'bass, mas o cansaço fala mais alto! Paciência... noites de drum é coisa que não falta nesta muito vivida Bruxelas!

É absolutamente fantástico viver numa cidade em que todos os dias há uma variedade de programas a escolher, ou festitas aqui e ali... Os convites chovem constantemente, e às vezes dou por mim indecisa com o que hei-de fazer! Mas a solução é sempre uma... O meu rebanho de Erasmus :D mas qual deles? São tantos... lol...

No que toca a vida académica estou simplesmente a ADORAR a La Cambre, uma escola de arquitectura absolutamente inserida nos tempos modernos, com uma imensidão de escolhas de ateliers de projecto e opções complementares a projecto... É demais! Permite aos alunos o conhecimento num vasto campo de "movimentos" dentro do mundo da arquitectura, cada aluno é o responsável pelas suas escolhas a nível projectual, cada aluno pode seguir, e mesmo "especializar-se" num dito "problema" ou numa "questão" arquitectónica...

Eu escolhi o atelier Unité28 - HTC - História, Teoria e Crítica... (não pessoal, não tem rigorosamente nada a ver com Modelos II, nem com o abécula do PVA!!! loool)
É um atelier que cada ano focaliza o seu estudo, pesquisa e projectos sobre um determinado tema... O tema deste ano, e que eu vou trabalhar, são os fantásticos Anos 70 :D
A pesquisa consiste principalmente em conhecer todo o movimento arquitectónico dessa década, os seus arquitectos mais marcantes, bem como o grande número de outros movimentos emergentes desses anos, tão ou mais marcantes que a arquitectura, e ligados a esta!

Vai ser um ano em grande :D muito muito entusiasmo!!! O atelier não podia ser mais interessante! E os profs são o máximo, não são uns cinquentões barrigudos e carancudos, são antes uns trintões malucos e super interessantes!

Agora o “trabalhinho de casa” consiste em pesquisar sobre arquitectos que intervieram nessa década, a minha escolha caiu para Peter Eisenmann, Rem Koolhas e Arata Isozaki para uma “apresentaçãozita” nesta semana que vem… desejem-me boa sorte, estes arquitectos têm muito que se lhe diga!

Ah!!! É verdade… Está bom tempo! :D:D Hoje andei de T-shirt!!!

No comments: